O golpe militar foi mentiroso desde o nascedouro. Deu-se no dia primeiro de abril, dia da mentira.
George.
segunda-feira, 31 de março de 2014
No Qatar, 1200 escravos de obra morrem pela Copa
Sinto muito pessoal da TFP, das marchas pela família e etc. Me penalizo demais com a situação das vivandeiras dos quartéis que adoram insuflar golpe militar, quando falta fôlego pra ganhar poder no voto. Com todos os defeitos, uma democracia não se compara, pelo menos em transparência, nunquinha com uma ditadura. Veja, por exemplo, a realização de uma Copa do Mundo. Num país capitalista democrático, como é o Brasil, as obras da Copa deixaram até agora 8 mortes, e cada morte muito se deve lamentar. Agora, veja o caso do Qatar, um país cheio de obra bonita, onde turista besta e até parte do vivandeiral vai gastar dólar em prédio luxuoso que nem destino apropriado pra excremento tem. Sinto muito, mas uma ditadura escravagista comandada por uma família de celerados Cheiques do cacete, suportada pelos USA que lhe extrai como querem o petróleo do país. Pois bem, o Qatar fará a Copa do Mundo de 2022. Tirante as diferenças que devem existir entre as obras realizadas no Qatar e no Brasil, as de lá devem ser bem mais luxuosas, mas os números assustam. No Qatar já morreram, por enquanto, 1200 trabalhadores. Eita ditadurazinha capitalista matadeira. Né não, Seu Obama?
George
George
sábado, 29 de março de 2014
Seu Alfredo Miranda
Bela vida viveu Seu Alfredo Miranda. Hoje deixou o corpo aos 98 anos. Original tocador de pife e de uma organização e dons pra marcenaria extraordinários. Vê-se a perfeição e o esmero do trabalho do Seu Alfredo na feitura dos móveis de sua casa. Sua esposa, Teresinha, faz licores diversificados, pelo sabor, famosos em todo o Ceará, além de roscas. Recebe os que vão visitá-los com a maior distinção. Tirei umas fotos dos dois e de sua casa em Viçosa - Ceará, em 18.dez.2009.Tenho uma preciosidade, um CD de seu Alfredo Miranda, do qual posto a capa e relação de músicas tocadas ao pífio do Artista.
Fotos tomadas por mim de Seu Alfredo Miranda, Dona Teresinha e da capa e lista de músicas do CD do artista.
Fotos tomadas por mim de Seu Alfredo Miranda, Dona Teresinha e da capa e lista de músicas do CD do artista.
Eu tenho medo
Essa estória de judicializar a opinião de quem fala contra personalidade pública que, por ser personalidade pública, atinge a sociedade com suas decisões e atos, essa estória está acabando com a liberdade de expressão no Brasil. É uma autêntica mordaça que faz a sociedade civil ficar presa, sem nada poder fazer, a não ser consentir, ou falar baixinho, ou calar-se, ou falar sim, ou sim Senhor. Sua única arma, da sociedade, pois outras dependeriam das TVs e jornais, que se comportam com interesses escusos como se não fossem frutos de concessões públicas, mídia que, quase sempre, não está disposta a comprar uma briga, ou é conivente, ou trata questões públicas sem a neutralidade necessária dando ranço a viés partidários. Pois bem, diante da judicialização dos costumes, quando se trata de falar mal de agente público, vai virar estória de Trancoso, da Carochinha, da Velhinha de Taubaté, a garantia constitucional da livre expressão. Conversa pra boi dormir; papo insosso pra rábula gastar latim à toa e juiz tirar soneca em recinto togado. Dorme neném...
George Alberto
Talvez seja por isso a razão de muita gente dos twiters e facebooks, que os usa não só pra mandar beijinhos e falar docinho, meu bem, amor, queridinho, você tá lindo, joiado... mas como expressão de uma cidadania pretensamente livre, pessoas assim se sentirem decepcionadas, desiludidas, amedrontadas, encerrando suas contas e optando pelo isolamento do desconhecer ou não mais tentar o embate já vencido de véspera pela parte adversa dominante. Porque quem tem cu tem medo e o poder de uma "democracia", dominada por poucos é tão amedrontador quanto uma ditadura perversa. Pois se esta já disse pra que veio e a gente já se sente prevenido de antemão, aquela "democracia" engana, ilude, tartamudeia, camufla camaleonicamente os fatos, julga conforme a cara do freguês e, no juízo final, ela mesma diz o direito com a empáfia de figura impoluta, afirmando e mandando cumprir o veredito muitas vezes posto a léguas do medianamente justo.
"Prendo e arrebento", com licença das palavras do General João Batista Figueiredo, a favor da abertura democrática e da distensão gradual. Me poupe, General! Aos inimigos, os rigores da lei. Tenha dó, Ministro! "Por favor, não saque a arma no saloon. Eu sou apenas um cantor." (Belchior).
Por essas e por outras, e por ter um pouco também do temperamento do ator José de Abreu, faço minhas, com alguns dramas existenciais dele, inclusive o de provavelmente, num mais não sei pra quando, fechar contas no ambiente virtual, a frase: "Sou muito compulsivo. Vejo uma injustiça escrita e vou para cima. Não consigo ficar pensando dez vezes antes de apertar o botão. Eu não sei mais o que eu posso dizer. Fiquei inseguro."
sexta-feira, 28 de março de 2014
Serra da Capivara, no Piauí, tá no New York Times
Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí) está hoje no New York Times. Graças à descoberta da paleontologista Niéde Guidon, 81 anos, que prega e prova uma nova teoria sobre o homem das Américas. Guidon rejeita o Modelo Clovis, que diz ter o homem chegado à América, vindo da Ásia, atravessando o estreito de Behring, há apenas 13.000 anos. Segundo a arqueologista, baseada em medições de Carbono 14, o homem está nas Américas, onde hoje é a Serra da Capivara, Piauí, há pelo menos 48.000 anos. O mais velho homem do continente tinha características mais parecidas com a gente da Austrália, do que com os asiáticos. Niéde Guidon vai mais além e conjectura que o homem habita as caatingas piauienses há 100.000 anos e teria vindo de barco da África. (informações retiradas da reportagem abaixo).
Dois mensalões iguais. Dois julgamentos diferentes.
Tirante as paixões partidárias, que cada um tem direito a gostar ou odiar a quem quiser, como se pode dar seriedade a julgamentos do STF se, pra casos iguais, julga conforme a cara, ou melhor, o partido do freguês? Igualmente a mídia que faz vista grossa com um partido e se alterca desbragadamente em apedrejar o outro, quão séria pode ser?
"O STF lavou as mãos e decidiu, por maioria, remeter a ação penal 536 contra o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), conhecida como “mensalão do PSDB”, para ser julgado pela 1ª instância, como preza a Constituição que deva ocorrer em casos de réus sem direito a foro privilegiado. A argumentação dos ministros vitoriosos foi a de que a decisão respeita a jurisprudência da corte. O que eles não explicaram é como o mesmo STF que acabou de julgar mais de 30 réus sem mandato eletivo na ação penal 470, o chamado 'mensalão do PT', só agora descobriu que há uma lei a ser respeitada."
Fonte:
terça-feira, 25 de março de 2014
Agências de ratings
Agências de ratings, a quem interessam? E a crise internacional, por que sinalizaram verde quando o vermelho apontava firme? No artigo abaixo, Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, descasca a Standard and Poor´s, a mesma que deu nota A a Lehman Brothers, um pouco antes de sua catastrófica quebra.
Tubarões
A mesma lógica vale para nações "civilizadas" que matam a granel - literalmente, por grana - e chamam outras, quando não se submetem a seus caprichos, de "terroristas".
Meu primeiro vôo foi na Transbrasil
Exagero assim, não peguei em voo, não. Mas, a primeira vez que voei em
um avião, 1975, a companhia era a Transbrasil, o voo de Fortaleza a Salvador tinha prato de de linho branco, louça, talher pesado, vinho, copo de cristal, wisky, guardanapo pra
limpar os beiços e mulher bonita no ofício de aeromoça. A minha dúvida era se
eu tinha de viajar trajando terno; igual ao que era obrigado nas
matinées do cine São Luiz. Tinha não, mas fui nos trinques, mesmo sem paletó e gravata.
Xavecar no metrô
Xavecar, segundo o Houaiss, é "praticar xaveco (comportamento imoral), agir de forma vil e desonesta (em dificuldade, o malandro sempre xaveca)".
Quer dizer então que a propaganda do metrô de São Paulo não acha ruim metrô lotado não, porque é bom pra xavecar mulherada?
E eu acho ruim também é essa estória de xaveco com verba pública e o dinheiro desviar de novas linhas de trens e metrôs paulistas pra propinas.
Quer dizer então que a propaganda do metrô de São Paulo não acha ruim metrô lotado não, porque é bom pra xavecar mulherada?
E eu acho ruim também é essa estória de xaveco com verba pública e o dinheiro desviar de novas linhas de trens e metrôs paulistas pra propinas.
Mote:
Vagão lotado é bom para xavecar mulherada, diz propaganda do Metrô.http://folha.com/no1430676
O buraco herói
Seu Alckmin, que vergonha! Com todo essa lábia de administrador do portentoso Sum Paulo, o Senhor tá se salvando, por enquanto, por causa dum buraco? Má, rapaz! Um buraco acidental, que nem do projeto da Cantareira era pra ficar e que esqueceram de tapar, Seu Alckmin? O buraco esquecido virou o salvador da pátria, digo, do Sum Paulo. Um buraco das profundezas tá salvando o governador do maior estado brasileiro. E todo mundo tinha esquecido dele, buraco, até que a seca revelou o grande herói. É ele, o buraco que tá salvando a Sum Paulo da seca. E num tem racionamento não, Seu Alckmin? Mas não é isso que diz o engenheiro da reportagem, não. Ele diz que o Senhor já tá racionando água já faz tempo, bem há dois meses, e num faz mais por causa das inleições de outubro que vem. Ah, tá explicado, o Senhor só tá racionando, por enquanto, água dos pobres que os ricos carecem de lavar muita roupa suja? Faz isso, não, Seu Alckmin, pobre tem muito mais voto do que rico, né não?
Mote:
http://carosamigos.com.br/index.php/cotidiano/3999-alckmin-raciona-agua-para-pobre-e-poupa-ricos-diz-julio-cerqueira-cesarCrimeia
Foi só a Rússia tomar fôlego e começamos uma nova guerra fria. Sobre a
Crimeia, tenho dois fatos a considerar. Primeiro, tirante os tempos mais
longínquos, desde 1777, o general russo tornou a Crimeia protetorado do Império
Russo. Segundo o Wikipedia: "Em 1783 toda a Crimeia foi anexada à Rússia e
teve início a construção das cidades de Sebastopol e de Simferopol". Então
os russos têm o lugar como seu há 230 anos. Quem andou pisando na bola, foi o
Kruchev, quando primeiro ministro da URSS. Naquele tempo, como se sabe, a
Ucrânia pertencia, querendo ou não a URSS, Kruchev, que era nativo da Crimeia
permitiu que esta pertencesse a Ucrânia, mas submetida à URSS. Segundo, não
escapa a ninguém que a revolta ucraniana vem sendo incentivada pelos USA desde
os tempos de Bush filho. Sobre isso, tem a reportagem abaixo, do jornal francês
Liberation de 2005 E que a própria desintegração da URSS foi motivada por
motivos econômicos e também estratégicos da geopolítica americana, inclusive
com a fortíssima atuação do Papa João Paulo II que combinou coisas por baixo
dos panos com presidente americano da época. As figuras de Gorbatchev com a
Perestroika e Glasnost bem ao gosto dos ocidentais, bem como o bebum Yeltsin e
o desastre de Chernobyl e o afundamentodo Kursk lascaram a URSS. Todo mundo
conhece as proezas sem igual da ciência dos russos, principalmente quando URSS.
É só ver, por exemplo, a conquista espacial. Por outro lado, não se pode
esquecer que na Crimeia está instalada uma importante base naval russa e é a
saída de gasodutos pra Europa. Putin, como reconhecia Bush filho e reconhece
Clinton,antigo agente do serviço secreto russo, além de mafioso é muito
inteligente e nacionalista. Tem visão geopolítica de estadista pra valer e não
é besta. Fico imaginando se fato semelhante ocorresse, por exemplo, com uma
volta às origens de parte do território do México, se os Estados Unidos não
fariam papel semelhante ou pior. Eles que tem base militar conquistada na marra
em todo mundo, inclusive em Cuba, e que apoiaram na primeira hora e até o fim a
criação e soberania do Kosovo, território da Sérvia, exIuguslávia, por razões
muito semelhantes da nação (povo) que o ocupava, enquanto no caso da Crimeia,
agora a negam aos russos. Tudo interesse geopolítico e econômico. E o Putim tá
muito preocupado com a reação da Europa, que precisa do gás da Rússia, e dos
Estados Unidos, que levam peia no Afeganistão e no Iraque? Ele, Putin, que pode
se aliar a China. Acho que não tá preocupado nem um pouco, não.
Lançamento da Soyuz no Cosmódromo de Baikonur.
Ao vivo, o lançamento da Soyuz diretamente do Cosmódromo de Baikonur. Levando dois astronautas russos, Alexander Skvortsov e Oleg Artemyev mais um americano, Steve Swanson. Dizem que o papel como meio de escrita e leitura está com os dias contados. Não, na Soyuz, onde os astronautas leem as instruções em cadernos.
George Alberto
sábado, 22 de março de 2014
Ceará joiado
Chega de divulgar coisas ruins da nossa terra. O Ceará é lindíssimo, maravilhoso e joiado, apesar dos senões que a gente sabe há muitos. Mas grande parte de nossa violência (excluo daqui as drogas) se deve à exacerbação da sociedade de consumo. Jovens que não têm renda pra consumir são manipulados pra fazê-lo. Shoppings abrem suas portas para o consumo, mas não aceitam quem neles se vá passear e comer pipoca. O que resta? Infelizmente, roubar dos que têm.
E a TV faz um grande mal em mostrar toda essa violência a toda hora. As crianças assistem aquilo e, de tanto vê-la, acham normal. Aí a violência se espalha como se fosse natural, do cotidiano. Então, senhores donos de TVs e mídias em geral no Brasil, os senhores são também responsáveis pela violência. Senhores apeladores do consumo, não reclamem, os senhores fazem parte da máquina brutal ao incentivarem o giro alucinado do capital pra melhor proveito terem. Não reclamem! Violência não é só coisa hereditária, mas também coisa aprendida na sociedade. O brasileiro de gens, o cearense Cariri é tão mais ou menos violento que um irlandês.
Mediram a cabeça do Lampião e o legista constatou: trata-se de um crânio dolicocéfalo perfeito. Aliás do primeiro-mundo foi que tiramos as grandes lições da violência. Quantas guerras brutais e covardes aquela gente patrocina, promove até hoje. Pouquíssimas guerras tivemos. De tal forma que, paradoxalmente, pois não quero divulgar o que não presta, e sim provar que não é só aqui que a coisa anda braba, mostro o vídeo do brasileiro recentemente agredido brutalmente na Irlanda. Irlanda é primeiro mundo, ou não é?
Contudo, nós cearenses, que temos uma baixíssima auto-estima, não somos alucinadamente xenófobos como parte da ingresia primeiro-mundista o é. Pelo contrário, os recebemos muito bem por cá. Porque o Ceará é assim. Ceará moleque, muito do arretado. Gente da mais pai d´égua gente habita aqui, nesse Ceará joiado!
quarta-feira, 19 de março de 2014
É dia de São José
É dezenove de março
Escrito em 18 de março de 2008
É dia de São José
É dia de procissão
Pragata pisando o chão
O povo levando a pé
O Santo pelo sertão.
Bendito pro padroeiro
Canta a voz desafinada
E de cabaça e enxada
Seguem homem e filharada,
Pra jogar no chão com a mão
A semente do feijão.
Vai chover, se Deus quiser
É dia de São José
Vai ter pamonha e canjica
Macaxeira e milho assado
Aluá, banho de bica...
Que o Ceará tá molhado!
segunda-feira, 17 de março de 2014
Adágios, expressões e apelidos antigos
Levado da breca
Lei do Chico de Brito
É agora que a porca torce o rabo
Pra comer, é um leão; pra trabalhar, só aos "empurrão"
Não quero saber se preá põe, quero ver é a ninhada.
Quem come do meu pirão, prova do meu cinturão
Aqui a parada é federal
Terém
Tamborete de forró
Desgraça pouca é tiquim
Cai, cai tanajura, que é tempo de gordura
É tempo de murici. Cada um cuida de si (coronel comandante da 3a. expedição fracassada em Canudos)
No Brasil, tá tudo destrambelhado
Confie, mas por via das dúvidas, desça a tramela da porta
Bunda lafumenga
O colapso da humanidade previsto em modelo matemático
Conforme o jornal indiano Times of India e o inglês The Guardian, o colapso da humanidade em algumas décadas é matematicamente previsível em modelos matemáticos criados por cientistas do Nasa's Goddard Space Flight Center, e publicados no the Ecological Economics journal. Em relatório chamado "Human And Nature Dynamical" (Handy), o matemático Safa Motesharri adverte: "Collapse can be avoided and population can reach equilibrium if the per capita rate of depletion of nature is reduced to a sustainable level, and if resources are distributed in a reasonably equitable fashion". Ou seja, segundo o matemático, poderia-se evitar o desastre com a melhoria da distribuição de renda e um modo mais equilibrado de se usar os recursos naturais. Eu, cá com os meus botões, não creio que haja mais interesse e tempo pra isso, não.
Nasa-funded study warns of 'collapse of civilisation' in coming decades and when things start to go bad they will do so quickly
http://timesofindia.indiatimes....
http://timesofindia.indiatimes....
quarta-feira, 12 de março de 2014
Como a ordem de chegada dos filhos os mudam
Muito inteligente e no rumo esse artigo da fonte abaixo. Faz sentido porque gente não é só genética. O meio influi nas pessoas e nenhum pai ou mãe, mesmo que quisesse, daria a mesma educação aos filhos. Seja porque o tempo de cada um é diferente, os genes diferem, os ambientes são outros e os papéis, por conta de quem vai chegando, assunto que prepondera no texto, são diferentes.
O primeiro filho é o desbravador, conquistador, rigoroso nos compromissos, também mais protegido; o segundo, tem de buscar fora um mundo paralelo ao familiar, faz o tipo desligado, sente dificuldade de encaixar-se no mundo até o fazê-lo bem; o terceiro é o curtidor que, por isso mesmo, tem condições de desenvolver a veia artística, ou a saber tratar de gente.
Sei lá se é isso mesmo, resumir o complicado. São estereótipos, mas que olhando em volta no mundo conhecido, quem sabe você também se reconheça.
O primeiro filho é o desbravador, conquistador, rigoroso nos compromissos, também mais protegido; o segundo, tem de buscar fora um mundo paralelo ao familiar, faz o tipo desligado, sente dificuldade de encaixar-se no mundo até o fazê-lo bem; o terceiro é o curtidor que, por isso mesmo, tem condições de desenvolver a veia artística, ou a saber tratar de gente.
Sei lá se é isso mesmo, resumir o complicado. São estereótipos, mas que olhando em volta no mundo conhecido, quem sabe você também se reconheça.
Fonte:
segunda-feira, 10 de março de 2014
Meu Senhor, adonde fica o céu?
Menino, eu sei onde fica o céu. E não fica no céu, não. Fica na terra, no Senado. Tá ali brancão na Praça dos Três Poderes, naquela cumbuca de boca pra baixo e mais um monte de puxadinhos e puxadões feitos pra aumentar a área pra caber mais dente no céu. Dente não, gente, macho! Dente vem mais depois.
Muito celestialmente justo. Uma das benesses do céu é o plano de saúde vitalício pra si e seus dependentes. É por essas e por outras que ex-senador presidente tucano com 83 anos anda se casando com mulher 47 anos mais nova. É muita preocupação com o Brasil, gente boa! E até senador do DEM (mas DEM não é abreviatura de DEMO não? DEMO no céu?), pois bem, o Senador do DEM, Sua Excelência Agripino Maia, também muito preocupado com o Brasil, recebeu R$ 51.000,00 em 2009, pra pagar 22 coroas de porcelana aluminizada. Chique né, Seu Agripino.
Viuge, Pedro Simon? Pensei que o Senhor tinha feito voto de pobreza, com direito a ir a pé de procissão na Estrada de Canindé. Mas a notícia diz que o Senhor recebeu 62,7 mil por implantes. Dente mais caro, Senador? Agora, me diga os três senadores - tem muito mais gente boa no paraíso. Só daqui do Ceará, Eunício (PMDB), Inácio (PCdoB), Pimentel (PT)... e o bonitão do pedaço celestial Aecim de Minas, com todo o respeito, vamos conversar? Meu anjim, pra que é que serve mesmo o Senado, quer dizer, o céu?