quinta-feira, 30 de maio de 2013

O prejuízo do trânsito de carros

Por que os governos do Brasil, desde JK, não investem em trens, metrôs, pois sempre estão privilegiando, na contra-mão, as montadoras de carros, que são todas estrangeiras?
Por exemplo, essa estória de reduzir IPI de carros, pras pessoas o comprarem, é o fim da picada. Se alguém ganha com isso são as montadoras, que não reduzem os preços de suas latas ambulantes. Ora metrôs se pagam, mesmo com as corrupções desenfreadas que ocorrem feito formigas em mel. Caros demais são os metrôs. Quanto custa, por exemplo, um metro de metrô em São Paulo, no Rio, em Brasília, comparado com os de outros países? Muito do suposto custo vai pro ralo da corrupção.
Se é imoral o custo de construção de metrôs no Brasil, também o preço do carro, lata ambulante nacional, é obsceno, e não é só por causa dos impostos, não. São os lucros biliardários do oligopólio das montadoras.
Carros, a gente sempre está custeando-os caros demais. Custo alto com grana que escoa pras montadoras, gasto grande pras oficinas associadas às primeiras; seja pro governo, em forma de IPI, taxas e multas; pro financiamento; pro seguro obrigatório e suplementar; pro combustível; pra decadência do ambiente, cada vez mais fedorento de fuligem; pra gastos em infra-estrutura rodoviária e urbana, sempre de necessidades crescentes; custos com hospitais públicos, repletos de acidentados, mortos ou mutilados irreversivelmente, do trânsito infernal de carros e motos.
Diante de fatos tão visíveis e danosos ao bolso do brasileiro, por que não temos uma indústria de "tatuzões"? Uma indústria de trens? Tecnologia disso, não deve ser essas coisas todas de se aprender, não, e a gente brasileira tem capacidade muita. É preciso começar a fazê-los, e já.
Então, governos desse belo Brasil varonil, esse e os próximos que virão, sejam de que cores portarem, vamos apoiar nosso desenvolvimento construindo metrôs, trens, navios; incentivando e tornando seguro o uso da bicicleta; e não fomentando de forma subserviente, de mão beijada, as montadoras de automóveis.
Incentivar o carro é coisa de país subdesenvolvido. Isso não condiz mais com o Brasil, não.

Mote:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,metro-superlotado-reflete-o-caos-do-transporte-publico-no-pais,155118,0.htm

http://www.youtube.com/watch?v=RATz0q2uYlc

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Saúde: Brasil versus Cuba

Será Cuba tão atrasada assim como se diz por aí? E nada temos que aprender em saúde pública com os cubanos? Desconfiei e fui olhar os números. Se eles não mentem, não mostram o Brasil em melhor posição que Cuba, de jeito nenhum, pelo menos em saúde. Nesta, gastamos quase o dobro per capita do que os cubanos. E os nossos resultados ficaram muito aquém deles. Os números são do Banco Mundial, a pesquisa é minha. George.

Despesas com saúde US$ per capita (2011)
Brasil 1.120,56
Cuba    606,08

Médicos por 1000 pessoas (2010)
Brasil 1,76
Cuba  6,72


Taxa de fecundidade na adolescência por 1000 mulheres(2011)
Brasil 75,88
Cuba  44,19


Bebês com baixo peso (2010)
Brasil 8,4 %
Cuba  5,4%


Leitos hospitalares por 1000 pessoas (2011)
Brasil 2,3 %
Cuba  5,1%


Taxa de mortalidade- abaixo de 5 anos (2011)
Brasil 15,6
Cuba   5,8

Quer conferir as informações? Então faça sua escolha de mapa em:
http://www.google.com.br/publicdata/explore?ds=d5bncppjof8f9_&met_y=sh_dyn_mort&idim=country:BRA&dl=pt&hl=pt&q=mortalidade%20infantil%20brasil#!ctype=l&strail=false&bcs=d&nselm=h&met_y=sh_xpd_publ&scale_y=lin&ind_y=false&rdim=region&idim=country:BRA:CUB&ifdim=region&hl=pt&dl=pt&ind=false

sábado, 11 de maio de 2013

Eita Mah! Paul McCartney no Ceará!

Eita Mah! Nunca imaginei ver o maior dos músicos vivos, eu sentado numa cadeira do Castelão, cantando Ob-Lá-Di. Ob-Lá-Dá. Pense num cabra arretado, esse Paul McCartney que veio botar boneco no Ceará. 

George Coelho.

http://www.youtube.com/watch?v=5QTqFVWbgAw






sábado, 4 de maio de 2013

Caatinga e Cerrado: Patrimônio Nacional Já! - Votação e Aprovação da PEC 504/10


Caatinga e Cerrado: Patrimônio Nacional Já! - Votação e Aprovação da PEC 504/10

"A Caatinga e o Cerrado não são considerados Patrimônio Nacional pela Constituição Brasileira. O que significa que 1/3 do nosso território e da biodiversidade associada estão esquecidos. O Senado já aprovou o texto da PEC 504/2010, que coloca a Caatinga e o Cerrado no mesmo nível de importância dos demais biomas do Brasil. Agora falta a Câmara dos Deputados votar a PEC 504/10 e aprová-la. Participe do abaixo-assinado! Caatinga e Cerrado, Patrimônio Nacional Já!" 
Texto retirado do site: avaaz.org - Petições da Comunidade 

Assine a petição da 
Associação Caatinga e Rede Cerrado B.Brasil

Ceará, terra da luz.

Ceará, Terra da Luz, pois foi no Ceará que um certo mulato filho de Dona Matilde, vulgo Dragão do Mar, nascido na Canoa Quebrada, foi ele que, liderando jangadeiros, recusaram servir suas jangadas ao embarque de escravos pra outras províncias. Sendo certo, que 5 anos antes de todo o Brasil, em 24 de maio de 1883, já estava o Dragão do Mar na assembléia da libertação dos escravos em Fortaleza. E logo mais depois, quatro antes de todo o Brasil, em 25 de março de 1884, todo o Ceará libertava de vez os negros. 

Ceará é Terra da Luz pelo sentimento de independência que tem. Gosto pela  liberdade dos vaqueiros, vestidos dos pés à cabeça no couro vermelho e resistente aos espinhos e garranchos da caatinga. Gosto da liberdade que têm os jangadeiros de pano curtido em resinas de cajueiros, resistentes ao mar bravio azul-esverdeado da terra alencarina. 

Texto e foto: George Coelho.


Os Rinocerontes de Moçambique


Em Moçambique, extinguiram os rinocerontes por conta da extração de seus chifres, considerados como medicinais (afrodisíacos) pela população incauta. O que é a ignorância humana e o poder de uma crença maluca! A matéria que constitui os chifres do rinoceronte é a queratina, a mesma da unha.
Fonte:
Os últimos 15 animais de Moçambique que viviam em área de conservação foram encontrados mortos.

http://svmar.es/109OL4w