sábado, 17 de setembro de 2016

O afogamento de Domingos Montagner: fatalidade ou acidente de trabalho?

A Globo trata o afogamento com morte do grande ator, Domingos Montagner, como fatalidade. Discordo. Não teria sido um acidente de trabalho, mesmo que se se considerasse terem os atores já terminado o trabalho proposto?

Ora, imagine um operário entrando na obra que trabalha num domingo, sem o uso de equipamento de segurança e sem ser impedido ou instruído previamente de não o fazer e que esse operário se acidentasse. Seria fatalidade o infausto acontecido? Não e não. Faltou orientação, vigilância e equipamentos de segurança ao caso. 

No caso do afogamento de Montagner, poderia se cobrar, de autoridades, placas de sinalização, inexistentes  em um local perigoso e de acesso público. Sim. Mas de uma emissora rica como a Globo deveria se cobrar também instruções, proteção, vigilância a seus trabalhadores encenando em um local perigoso informá-los dos perigos, preveni-los e, até mesmo puni-los em caso de desobediência, como se faz, por exemplo, a um operário da construção civil que se recuse a usar  equipamentos de segurança.

Assim  atribuir o fato a uma fatalidade é de uma singeleza pueril. O Brasil prima pela primariedade e falta de visão dos seus donos, levando de roldão valores maiores da sociedade brasileira perdidos de forma ingênua, gratuita, primária, como ocorreu no triste caso.

George Alberto de Aguiar Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário