sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A anaconda estava ao lado

Pra mim, o texto do link abaixo é extremamente esclarecedor do que acontece hoje no Brasil. Eu, que não tenho vivência de crente, muito menos de evangélico pentecostal, mas vejo o que se passa aos olhos correntes. Meus comentários sobre o mesmo texto serão ácidos, porque, com 66 anos, pouco estou ligando com o que me possa vir a acontecer no futuro de um Brasil de prognósticos tenebrosos.

Até aqui me perguntava qual seria a raiz do fascismo no Brasil de hoje e não encontrava respostas completamente satisfatórias. Quem me deu uma visão melhor foi Jessé de Souza, mas ainda li pouco dos seus textos. O autor deste artigo abaixo, para o qual peço-lhe a leitura e ora comento, esclarece o que talvez faltasse em Jessé. Fascistas são milhares; no Brasil, trata-se de milhões e "A anaconda enroscada no Brasil e partindo suas costelas nasceu na igreja da esquina."

Passei uns dias lendo a bíblia. Não sei se Cristo existiu ou se foi uma criação humana, um mito do bem. Do bem, repito, porque o que me apavora hoje, dito pela boca da estupidez consentida, é o mito do mal. Mas se Jesus existiu ou não, pra mim não faz grandes diferenças, pois o que me importa são seus exemplos de bondade, sabedoria e  tolerância revolucionária registradas no Novo Testamento.

O que sei da bíblia é muito pouco mas, pra quem quer tirar coisa ruim do livro sagrado, tira muito e até incorpora em si. É só divagar pelo Velho Testamento. Mas voltando a Cristo, passei uns dois dias ultimamente lendo um pouco do Novo Testamento, dos evangelhos dos apóstolos Lucas, Mateus e João. Pude notar, em regra, que esses caras aí doutrinadores dos neopentescostais, se Cristo vivesse hoje, seriam expulsos dos seus templos. Aliás, corrigindo, nem sei se seriam expulsos destes, porque provavelmente Cristo nunca teria neles entrado.

Falo da figura principal, o Cristo, cujo nome, esses autoproclamados bispos mensageiros de Deus, usam em vão. Para tais pastores, os ensinamentos de Jesus são o de que tem menos interesse; pois Interessados mesmo estão na sacola dos crentes, motivo que, embora fosse assim,  deveria, como diz o autor do texto, ser causa de menor preocupação nossa.

Explicando. Os caras, que tiram dinheiro de malas, fruto da fé, com helicóptero pousados em sedes nababescas, querem também, com o voto das suas ovelhas, fazer o mesmo com o estado, impondo ao povo uma linha de dominação autoritária e teocrática tão ameaçadora e cruel quanto às do Islã adaptado aos nababos príncipes assassinos árabes; pior do que a dos aiatolás; pior que a do fascismo de Mussolini etc.

Po ultimi, mas não menos Importante se mencionar que partidos populares também toleram e alimentam tais posturas contra a laicidade do estado, conquista da Revolução Francesa, quando lhes interessa o apoio destes. Por exemplo, quando a presidenta Dilma inaugurou o templo faraônico da Igreja Universal do Bispo Macedo. Mal sabia ela que a anaconda estava ao lado.

Mote:
Eu cresci no Brasil de Bolsonaro https://www.vice.com/pt_br/article/wj993m/eu-cresci-no-brasil-de-bolsonaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário