sábado, 22 de março de 2014

Ceará joiado

Chega de divulgar coisas ruins da nossa terra. O Ceará é lindíssimo, maravilhoso e joiado, apesar dos senões que a gente sabe há muitos. Mas grande parte de nossa violência (excluo daqui as drogas) se deve à exacerbação da sociedade de consumo. Jovens que não têm renda pra consumir são manipulados pra fazê-lo. Shoppings abrem suas portas para o consumo, mas não aceitam quem neles se vá passear e comer pipoca. O que resta? Infelizmente, roubar dos que têm. 
E a TV faz um grande mal em mostrar toda essa violência a toda hora. As crianças assistem aquilo e, de tanto vê-la, acham normal. Aí a violência se espalha como se fosse natural, do cotidiano. Então, senhores donos de TVs e mídias em geral no Brasil, os senhores são também responsáveis pela violência. Senhores apeladores do consumo, não reclamem, os senhores fazem parte da máquina brutal ao incentivarem o giro alucinado do capital pra melhor proveito terem. Não reclamem! Violência não é só coisa hereditária, mas também coisa aprendida na sociedade. O brasileiro de gens, o cearense Cariri é tão mais ou menos violento que um irlandês. 
Mediram a cabeça do Lampião e o legista constatou: trata-se de um crânio dolicocéfalo perfeito. Aliás do primeiro-mundo foi que tiramos as grandes lições da violência. Quantas guerras brutais e covardes aquela gente patrocina, promove até hoje. Pouquíssimas guerras tivemos. De tal forma que, paradoxalmente, pois não quero divulgar o que não presta, e sim provar que não é só aqui que a coisa anda braba, mostro o vídeo do brasileiro recentemente agredido brutalmente na Irlanda. Irlanda é primeiro mundo, ou não é? 
Contudo, nós cearenses, que temos uma baixíssima auto-estima, não somos alucinadamente xenófobos como parte da ingresia primeiro-mundista o é. Pelo contrário, os recebemos muito bem por cá. Porque o Ceará é assim. Ceará moleque, muito do arretado. Gente da mais pai d´égua gente habita aqui, nesse Ceará joiado! 
George.

Mote:

Nenhum comentário:

Postar um comentário