domingo, 28 de setembro de 2014

Cruzeiro do Sul isolada

Então a cidade de Cruzeiro do Sul e seus habitantes, a cidade mais ocidental do Brasil, ficou praticamente isolada por terra, do Brasil, porque Dona Marina não queria a estrada asfaltada? Ora, se não se drenam e não se asfaltam as estradas de barro, as chuvas da região amazônica deixam-nas intransitáveis. Qual a justificativa de tamanho atraso num político, que se diz do povo, de jogar contra ás próprias redes, contra a própria população de uma cidade isolada que faz os limites lindeiros de uma nação? Por que não queria Dona Marina deixar asfaltar a única estrada de barro que liga Cruzeiro do Sul ao resto do Brasil? 


Provavelmente porque ela, Dona Marina, nunca morou, nem mora em Cruzeiro do Sul, mas em Brasília ou São Paulo e de lá não quer sair, ainda mais agora com a amizade da maior acionista do Itaú. Política de isolamento de territórios que se coaduna com blá-blá-blá de ONG's a serviço do Império de isolar o Brasil pra que seus recursos minerais, de flora, de água riquíssimos sejam utilizados hoje e no futuro por grandes potências. Enquanto insurgem populações indígenas completamente aculturadas pra que se transformem em nações independentes cujos tuxauas sejam escolhidos a dedo por governos dessas referidas potências do cacete. 


Do jeito como se deu na Arábia Saudita e no Kwaiti, por exemplo, onde há muito petróleo e princípe vagabundo vivendo vidas nababescas cheias de odaliscas, virgens ou não, ao seu derredor, enquanto cortam mão de gente escrava que rouba lata de leite ninho pra sobrevivência dos filhos. E também é o caso, em andamento, de Roraima e a famigerada reserva Raposa do Sol, chancelada de forma emblemática pela Suprema Corte. Reserva Raposa do Sol, onde há jazidas do valiosíssimo nióbio, com potencialidade de extração de mais de 1.000 anos; onde se tem a maior jazida de ouro do mundo; jazidas de estanho, diamante, zinco, caulim, ametista, cobre, diatomita, barita, molibdênio, titânio, urânio etc. 

E onde gente fantasiada de índio, uns felizardos 15000, ocupam território maior do que muitas nações da terra. Reserva onde se faz pedágio ilegal em rodovias, afrontando às leis e à soberania do país, proibindo a circulação de pessoas e mercadorias. Imagine: isolar por terra uma cidade como Cruzeiro do Sul. Isso é lá papel de quem quer ser Presidente da República, gente boa!

Mote:

Nenhum comentário:

Postar um comentário