domingo, 13 de março de 2016

Ė micro ou é macro?

Se retornaremos ao governo das mudanças, não sei, mas o que tem de velho se passando por novo não tá no gibi. Vivi a reengenharia dos tempos do príncipe cansado e me lembro como era. Um taylorismo tupiniquim de estudo de tempos e movimentos.

Onde trabalhava, uma consultoria contratada colocou várias mocinhas com uma prancheta, folha quadriculada e caneta BIC ávida de anotações. As meninas não tinham hora, nem se anunciavam para observar o processo que cada um de nós fazia. Chegavam lépidas e, sobre o processo, perguntavam de choto ao freguês: é micro ou é macro?

O cidadão trabalhando ou não, tomava um susto, e tinha poucos segundos para pensar no trabalho que fazia e pra escolher entre as duas opções dadas: micro ou macro. E foram meses essas pesquisas, pagas por quantias macros, fazendo parecer a nós investigados que os resultados seriam micros. Mas não queríamos, fazer a delação da pesquisa, pois poderíamos amanhã ser premiados por um PDV*.

A estratégia então, para não ser inconsistente e se safar das meninas, foi a gente memorizar, para cada tarefa, a resposta que daríamos a angustiante inquisição: é micro ou é macro? E a medida que respondíamos mais pavlovianamente o inquisitório, mais de surpresas e rápidas as meninas nos abordavam: é micro ou é macro?

Um belo dia, um colega entrou no banheiro, que a essas alturas desconfiávamos estar também monitorado o tempo de realização das tarefas por lá. E pra não dar bandeira da demora, saiu rápido daquele recinto adentrando ao ambiente da copa ao lado, ainda com a mão e o olhar no ziper da braguilha aberta. Mas não deu tempo, pois eis que, de repente, chega uma das inquisidoras e sapeca a fatal pergunta: é micro ou é  macro?

* PDV - Plano de Demissão Voluntária


George Alberto de Aguiar Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário