A queda abrupta no número de mortos por Covid-19 na África do Sul criou uma curiosidade e tentativa de explicá-la. Seria porque o país aplica políticas de vacinação da BCG (vacina contra tuberculose) e retrovirais? Não há evidências científicas a não ser a hipótese de a BCG, aplicada de forma, consistente em alguns países, por política pública de saúde, aumentasse o mecanismo imunológico dos vacinados. Acrescente-se ainda estudo inconcluso de correlação entre países que aplicam a BCG e o número menor de mortes pela Covid-19.
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.24.20042937v1
Além da África do Sul, caso dos países vizinhos Portugal e Espanha é bem emblemático e confirmaria a hipótese; caso dos EUA, Itália, onde a BCG não é aplicada de forma consistente como política de saúde pública; idem do Irã comparado ao Japão. Enfim, quando os estudos terminarem, a hipótese poderá ser confirmada ou não. Ressalte-se o expressivo número de mortes na Itália, Espanha, EUA, Irã comparados aos demais países.
Em todo caso, resta ao Brasil uma esperança Como o Brasil tem políticas contínuas de aplicação da vacina BCG há décadas, se a hipótese da ação da BCG contra a Covid -19 estiver correta, o número de mortos pela doença no Brasil será muito menor do que as previsões atuais indicam.
George Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário