quinta-feira, 12 de abril de 2012

É doce?

Essa piada de doce eu devo ao meu amigo Zé de Nona, d´aqui perto. Só fiz acrescentar um floreado nela, pra melhor entrega do produto:

É a estória dum menino vendendo a famosa laranja de Russas na antiga parada da Expresso de Luxo em Frecheirinhas no Ceará. Os ceguinhos pedindo esmola. As velhinhas vendendo rapadura preta da Ibiapaba, trazida nos caçuás a lombo de jumento. Mormaço de pé-de-serra. Meio-dia, quentura dos infernos e o menino repetindo todo tempo: "Quem quer laranja? Laranja! Laranja! Laranja!..." Uma passageira se debruça na janela da Expresso e pergunta pro menino: "É doce?" O menino responde de pronto: "É não Senhora. Se fosse doce, eu tava divulgando assim: Quem quer doce? Doce! Doce! Doce!...".
George Coelho

Obs.

1. A Expresso de Luxo era empresa antiga de ônibus de carreira dos irmãos Paula Joca, pintado do mesmo amarelo-piçarra das rodagens que percorria no meu tempo de menino. 
2. A famosa laranja de Russas se chamava assim pelo nome da cidade à beira do rio Jaguaribe, o maior rio seco do mundo. (Que orgulho mais besta esse do cearense comemorar o maior rio seco do mundo! Que rio seco serve pra quê? Se bem que hoje o Jaguaribe foi perenizado). E o laranjal doce de Russas? "Se-acabou-se o que era doce”. O bicho comeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário