quinta-feira, 19 de abril de 2012

A foto de Massoud Houssaini



A foto é de Massoud Houssaini, da AFP e foi premiada pelo Pulitzer. Mostra o desespero de uma criança afegã em meio a uma pilha de corpos destroçados pela explosão de um homem bomba. 

Atrás de uma guerra sempre tem um interesse econômico, uma briga religiosa, uma luta pelo poder. Atrás de uma guerra sempre abundam as mentiras e justificativas imbecis.

Heróis de guerra? Não existem. Pelo menos os que empunham armas, bombas e palavras ocas. Não são heróis. Às vezes, até recebem medalhas e prêmios de paz. Mas que tipo de herói é o que mata, direta ou indiretamente, o seu  semelhante motivado por uma ideologia, uma religião ou interesse escuso? Não, não existem heróis nas guerras. Não existem vencedores de guerra. Todos perdem, porque perdem a qualidade que se espera de gente. Existem, sim, vítimas. E também assassinos que dão vazão a instintos bestiais.

Sim, também há os que, de certa maneira e sob o ponto de vista econômico,  ganham com as guerras. Geralmente, são os mesmos que as provocam. Dentre os beneficiários, certamente  está a indústria armamentista; estão os trustes internacionais, os interesses estratégicos de nações ditas civilizadas; estão os que idolatram o poder e nele se assentam como se fossem eternos; estão os que se corrompem a ponto de aniquilar, em lotes sem fim, a vida do semelhante.

Também não existem guerras ascéticas, pontuais, guerras de vídeo-game. É mentira. Como se pode enganar tanta gente durante tanto tempo? Todas as guerras despedaçam corpos indiscriminadamente, acabam vidas inocentes. Guerras, são todas elas criminosas, não importa como se as justificam. Guerras sempre provocam vinganças e mais guerras, com efeitos em cadeia. Perversos efeitos de todas as guerras.


George Alberto de Aguiar Coelho 


A foto acima foi extraída, em 19.4,2012, do link:

http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/2012/04/17/premio-pulitzer-de-fotografia.htm?fotoNav=163







Nenhum comentário:

Postar um comentário