terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O republicanismo do PT continua

A Globo vive seus estertores com a internet e o Netflix. Já poderia ser letra morta, mas o PT a salvou por duas vezes, com ajuda substancial de Palocci e Paulo Bernardo. Esse republicanismo, à la Eduardo Cardozo e Aluiso Mercadante, que impera entre gente da escol do PT, espanta e pretende continuar

Agora mesmo, depois que o jornalista Paulo Amorim denunciou uma futura carta petista proposta por Gleise Hoffman, presidenta do PT, em entrevista à Bloomberg, que diz seria para acalmar o mercado, o presidente anterior do PT, Rui Falcão, em resposta ao mesmo Paulo Amorim, propõe união das esquerdas em cima de propostas comuns, sem que no meio delas a revisão da privataria e da entrega do Présal pautasse.

Ora, quando o PT chegou ao poder, muitos esperaram em vão auditorias do governo nas privatarias do FHC. Eram fraturas expostas, ou melhor, falcatruas expostas. Ligaram um deixa-pra-lá na CPI natimorta. Deu no que deu. FHC é mais covarde com quem é frouxo com ele.

Então, se na melhor das hipóteses, Lula chegar ao poder, sem mexer na entrega do patrimônio nacional, seu governo manchará o de bom dos  governos anteriores petistas, porque o Brasil está quebrado pelo governo golpista do salafrário Temer e não tem de onde tirar, pois este entregou todo o valioso patrimônio nacional.

Mas a turma do republicanismo petista parece se lixar pra isso. Quer só o poder. É só ver essa aliança prerendida com Renan e Eunicio, dois tremendos golpistas.

Sempre votei no Lula, mas hoje, se fosse votar no PT, preferiria votar no Haddad. Também porque se a Justiça cometesse a besteira de tornar Lula inelegível, o transformariam num Mandela e Haddad seria eleito.

De toda forma, com Lula ou Haddad eleito, o PT precisa radicalizar e deixar de conversa mole. Neste caso, o Haddad, mesmo com toda sua fleuma britânica, é homem (gênero humano) pra conversa forte.

Porém, o meu voto, pelas razões que dei, não mais irá para o PT, como sempre foi, mas pra quem tem coragem e projeto nacional: Ciro Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário