Considerando que não tenho claque de artistas, jornalistas, economistas e demais ?Istas.
Considerando que não sou banqueiro e só tenho pouco dinheiro
Considerando que mesmo assim quero dar minha contribuição ao momento esplendoroso de democracia que vive o braZil.
Considerando a muito invocada primeira emenda, a de liberdade de expressão, da constituição americana nosso verdadeiro império;
Proponho mudança geral nas eleições do braZil para todos os níveis, ou seja de Presidente a Vereador, procedendo-sd a eleição para todos os cargos pela metodologia do azar, ou seja, sorteio pelo CPF realizado pela CEF, assim como se faz na Mega-Sena, Lotofácil, jogo do bicho etc.
Ressalto que a metologia proposta é científica tem supedânio nas ideias do Barão de Montesquieu.
De fato, Montesquieu defendeu que só há dois modos de eleger mandantes numa sociedade.
O primeiro modo pelo sufrágio que reproduz o poder instituído pois neste método a Corte escolhe o príncipe. Isso nada tem de democrático.
O segundo modo é pelo sorteio, ou seja, pelo azar do escolhido, portanto como completamente aleatório, é o que mais próximo de aproxima da democracia.
Assim, esta seria a solução. Escolha de todos os que entram por cargos eletivos por sorteio.
Detalhando. Cada cidadão tem um CPF de 11 números. Num domingo da primeira semana de outubro, de 4 em 4 anos a CEF, usando um conjunto de 12 cestinhas com bolinhas de 0 a 9, sortearia um CPF para cada cargo.
Bingo! Não haveria gastos com Justiça Eleitoral, pois as infrações eleitorais seriam inúteis, a própria justiça eleitoral inútil. Povo perder tempo votando, inútil. Horário eleitoral pago pelo estado, inútil. Bilhões de reais gastos em Fundos Eleitorais, inúteis. Intrigas e brigas entre familiares, nas redes, inúteis.
Tudo isso seria suprimido pelos dedos da serventuária da Justiça que escolheria ao acaso as bolinhas prós sortudos.
Ora, direis: mas a escolha seria assim ao azar, não se escolheria os melhores.
Ora, assim como é hoje, se escolhe nas mais das vezes os piores isso gastando dinheiro, tempo, enganando o povo. Mais democrático do que o azar estou por ver.
E assim , por Montesquieu e pelo braZil, com permissão de nosso império USA, lanço meu Manifesto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário