terça-feira, 16 de outubro de 2012

Non si può governare la Chiesa con le Ave Maria

Traduzindo o título: "Não se pode governar a igreja com Ave Maria". A frase é do Cardeal Paul Marcinkus, famoso personagem em casos sombrios que envolveram o Vaticano. Dentre os quais, a aliança do Banco do Vaticano com o Banco Ambrosiano, dirigido por um capo da Máfia. Lembro-me bem do caso que deu uma quebradeira no sistema bancário italiano e um rombo enorme nas contas do Vaticano. Advertido do escândalo, o bondoso e honesto Papa Luciani (João Paulo I), colocou Monsenhor Marcinkus em sua alça de mira. 
Não deu tempo pro tiro, pois João Paulo I morreu incontinenti com suspeita de envenenamento, não confirmado pois não fizeram autópsia no corpo. O episódio consta em um dos filmes da trilogia The Godfather (O Poderoso Chefão), dirigido por Francis Ford Coppola. Na película, inclusive tem uma cena ímpar que é a benção admoestativa do Cardeal João Paulo I à personagem interpretada por Al Pacino que, se não me engano, chora ao recebê-la. Após o "assassinato" de João Paulo I, o personagem maior de O Poderoso Chefão  vinga Sua Santidade e, emblematicamente, como se não houvera mais jeito senão a violência na vida, continua no crime, diferentemente do que lhe aconselhara o papa morto. 
O sucessor do papa João Paulo I foi o polonês Karol Józef Wojtyła que tomou o nome de Papa João Paulo II. Anticomunista ferrenho, Wojtyła manteve Monsenhor Marcinkus no cargo e, por meio de transações financeiras que bem dominava o Monsenhor, este veio a contribuir com generosas doações ao Solidarnosk, sindicato dirigido por Lech Walesa, responsável maior pela derrubada do regime comunista na Polônia.
Vi Marcinkus protegendo João Paulo II, enquanto o papamóvel usado por  Sua Santidade percorria as ruas da Fortaleza de 1980, quando os dois estiveram aqui. Meu pai, Adauto Coelho, os fotografou, em preto e branco, a ambos, Papa e Monsenhor. 

George Alberto de Aguiar Coelho


 
Fotos tiradas por Adauto Coelho do Papa João Paulo II, na Br 116 em Fortaleza, em 1980, quando o papa-móvel se dirigia ao Castelão

Fontes: http://www.jornalpequeno.com.br/2007/9/20/Pagina64305.htm
http://www.paulopes.com.br/2012/06/ex-presidente-do-vaticano-teme-ser.html#.UH1KZsVWpwB

Nenhum comentário:

Postar um comentário