terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vegetarianos vivem mais

Vegetarianos vivem mais e com melhor qualidade. Se bem que qualidade de vida depende do referencial e da pretensão do sujeito. O fato é que o estudo feito por uma tal de Loma Linda, Universidade da Califórnia, pesquisa capitaneada por Gary E. Fraser, num universo de 96.000 viventes humanos dos Estados Unidos e Canadá, diz que os vegans, comparativamente aos que comem carne: 
1. São em média de 13 a 14 kg menos pesados que os carnívoros;
2. Seus corpos são menos resistentes à insulina, que é um hormônio sintetizado pelo pâncreas, cuja função é reduzir a glicemia, promovendo o ingresso de glicose nas células.
3. Se exercitam mais e são menos fumantes, potencializando em si menores riscos à saúde.
4. Por comerem frutas, vegetais, castanhas e legumes, reduzem o risco de doenças como câncer, ataques cardíacos, diabetes tipo 2, controlam melhor a massa corporal e a saúde do cérebro.
5. Daí porque, pela pesquisa mencionada, os comedores de folhas, nozes e raízes homens vivem em média 83,3 anos, enquanto as mulheres que têm o mesmo gosto de comer camaleônico vivem 85,7 anos; respectivamente 9,5 e 6,1 anos menos do que os carnívoros do mesmo sexo.

Mas o que são os vegans? Não sei bem direito o que os distinguem dos vegetarianos, porque a própria denominação da palavra vegans é derivada daquela. Vegans soa pra mim de forma mais radicalizada que vegetarianos, ademais que não comem nenhum alimento de origem animal. Diz-se que os vegans surgiram  de uma discidência com os vegetarianos. Vegans são participes de uma  filosofia de vida  que combate, em todos os sentidos, a exploração dos animais.

Vida longa tem os vegans que bem poderiam me explicar melhor no que se diferem mesmo dos seus parentes vegetarianos também de longa vida.

George Alberto de Aguiar Coelho

Fonte:
http://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/diet/Vegetarians-live-longer-than-meat-eaters/articleshow/16821251.cms

Nenhum comentário:

Postar um comentário