quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ano de 1979, reunião de Figueiredo, Simonsen, Cesar Cals e outros

Pum! Princípio do biodigestor. Os chineses levam muito a sério. Na zona rural, fazem biodigestores usando esgoto doméstico como combustivel.
Lembrei-me que em 1979, inicio do último governo da ditadura militar, Figueiredo, o mundo ainda em crise de energia, o presidente convocou reunião com os ministros para darem solução ao problema.

Cesar Cals de Oliveira Neto, ex-governador do Ceará, na ocasião Ministro das Minas e Energia, expôs seu plano de buscas de alternativas ao petróleo, dentre as quais estava a construção no meio rural de biodigestores.

E pôs-se a explicar como funcionava o equipamento. Simples. Uma entrada para excrementos; uma câmera pra digestão anaeróbica destes e expansão do gás formado, com saída controlada do gás pro consumo; por fim, uma saida da massa digerida, que daria ótimo biofertilizante. Lindo!

Terminada a exposição, Figueiredo facultou a palavra aos presentes e, em primeiro lugar, ao Ministro do Planejamento Mário Henrique Simonsen. Simonsen, que era também banqueiro, sem delongas, com a sua voz bem característica, sapecou a pergunta: quer dizer, Senhor Ministro que devemos criar a Bostabrás?

Nenhum comentário:

Postar um comentário