quinta-feira, 25 de março de 2021

Criptomoedas

Vou falar como um crítico ignorante. Bitcoin tem características de pirâmide.

"É um ativo limitado, já que depois de serem minerados 21 milhões de bitcoins, não será possível criar mais minerais. Hoje, existem quase 19 milhões de Bitcoins minerados, chegando a 90% da sua capacidade."

Se é um ativo limitado e não foi Deus q o criou, como fez com o Nióbio, por exemplo, quem o construiu, se não é bobo e quem faz coisas assim não o é, tomou parte substancial pra si e considerou o restante como um mineral virtual a ser buscado através de algoritmos computacionais. Assim, foi no âmago do mais primitivo desejo humano que se criaram as criptomoedas é a caça, a mineração.

Vê-se então muitos caçadores/mineradores na busca dos 2 milhões de bitcoins restantes de um total de 21 milhões. Quais as armas utilizadas? Complexos computacionais, cérebro e muita energia. 

Liberalidade? Presume-se que o bitcoin seja una moeda livre de interferências estatais, sobretudo dos bancos centrais de países, que delegam normas, fiscalização e execução de políticas monetárias, com escopo no Fato do Príncipe.

Tal caráter "underground" alimenta a ilusão pirateira de quem minera ou se utiliza de bitcoins. Isso seria real, caso fosse Deus e não seres humanos que tivessem criados tais minerais virtuais.

Sobre moeda, pode ser qualquer coisa, desde que seja rara. Assim, indígenas, habitantes de ilhas do  Pacífico, da Guiné podem escolher alguns tipos de conchas raras, encontradas em atóis longínquos, distantes de milhares de canoas, valorá-las estabelecendo, no mercado  dos índios, um denominador comum monetário, um instrumento de troca e uma reserva de valor dando-lhe segurança do Fato do Príncipe do governo da aldeia Guiné. Estarua estabelecida assim a moeda Conchinha da Guiné. Não foi diferente do que ocorreu nós primórdios com peles de animais, ossos e sal - q aliás cunhou o termo salário

Assim, o é também com uqualquer criptomoeda em que o fator principal de preservar seu valor é o ente  que o garante. A propósito, veio-me nisso a transação especulativa bilionária recente de Elon Musk q fez valorizar o bitcoin.

Então pergunto. Qual sentido tem dizer que o bitcoin será sempre uma moeda forte, porque de quantidade limitada, se sempre haverá a possibilidade de criação  de outras criptomoeda cada qual com garantidores como, por exemplo, Jeff Bezzos da Amazon?  E, em decorrência, que vantagens se teria de se fugir do controle estatal de moedas e cair nas garras de magnatas que poderiam criá-las e manipulá-las a seu bel prazer?


https://www.seudinheiro.com/2021/patrocinado/empiricus/a-alta-do-bitcoin-e-fichinha-perto-do-potencial-dos-criptoativos-que-estao-a-frente-na-corrida-da-blockchain-brdcrl05ha016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário