sábado, 9 de julho de 2011

Reflexões - Bertrand Russel

O decálogo abaixo — retirado do livro “Autobiografia de Bertrand Russel. Ed. Civilização Brasileira, vol. III. Rio de Janeiro, 1972, p. 71/72” —  é de Bertrand Arthur William Russell (1872-1970), brilhante matemático e filósofo.  Russel lutou pelos ideais humanitários e pela liberdade de pensamento; foi um crítico influente, controvertido e mordaz, contrário à guerra do Vietnam e ao uso de armas nucleares; recebeu o prêmio Nobel da Literatura em 1950.

  1. Não te sentirás absolutamente certo de coisa alguma.
  2. Não pensarás ser vantajoso progredir escondendo as provas, pois elas virão à luz inapelavelmente.
  3. Não temerás o raciocínio, pois com ele vencerás.
  4. Quando encontrares oposição, mesmo que seja a de teu marido ou de teus filhos, esforçar-te-ás por superá-la pela força dos argumentos e não pela da autoridade, pois uma vitória que depende da autoridade é irreal e ilusória.
  5. Não respeitarás autoridade de outros, pois encontrar-te-ás sempre com autoridades contraditórias.
  6. Não usarás do poder para suprimir opiniões que julgas perniciosas, pois se o fizeres as opiniões suprimir-te-ão.
  7. Não temerás ser excêntrico em tuas opiniões, pois toda e qualquer opinião hoje aceita já foi outrora excêntrica.
  8. Encontrarás mais prazer na divergência inteligente do que na concordância passiva, visto que, se apreciares devidamente a inteligência, a primeira implica um acordo mais profundo do que a segunda.
  9. Serás escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois mais inconveniente será quando tentares ocultá-la.
  10. Não sentirás inveja da felicidade daqueles que vivem num paraíso de insensatos, pois somente um insensato pensará que isso é felicidade.

Publicado no informativo BC I-Decop de 15/02/2008.

George Alberto de Aguiar Coelho

Um comentário: