quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eleições na cidade de Hugo Napoleão no Piauí

O jornal piauiense 180graus fala de eleições na cidade de Hugo Napoleão no Piaui. E, a meu ver, troca as bolas, quando diz: "Subdistrito do município de Regeneração, a região de Lagoinha dos Mota (nome original, por conta de uma fazenda existente na área cujo proprietário chamava-se Dorotéo da Mota, no século 19), foi emancipada em 1963, mudando para Hugo Napoleão, numa homenagem dada um embaixador dos Estados Unidos casado com uma piauiense." Ora pelo que eu sei Hugo Napoleão só teria nascido nos Estados Unidos (há controvérsias!) e era filho de embaixador brasileiro. Foi então embaixador dos Estados Unidos? Nunca.
Mas o que me parece bem emblemático nesta reportagem são duas coisas. A primeira, o detestável costume de se trocar nomes originais de lugarejos ou cidades, os quais geralmente contam uma história do lugar. Trocam os nomes, por pura bajulação travestida em homenagem a políticos, com o agravante de muitos deles ainda estarem vivos. Só como exemplo, lembrei-me, aqui em Fortaleza, da Assembléia Legislativa Estadual, que funciona no Palácio Adauto Bezerra,  ex-governador ainda vivo que também é nome de colégio público. Lembrei-me do aeroporto de Salvador que pegou o nome do filho morto do Antonio Carlos Magalhães. Lembrei-me também de um fórum que vi em São Luis com o nome de Jose Sarney. E, voltando ao Piaui, de um edifício no centro de Teresina, onde funciona, ou funcionava, a justiça de família, edificio que tinha, ou tem, o nome do ex-governador Mão Santa. A coisa estava tão disparatada que se fez uma lei proibindo esse tipo de homenagem a viventes. A tal lei, parece, findou-se.

A segunda coisa que me chamou a atenção foi um município de 3771 habitantes  ter prefeito, câmara de vereadores, prédios públicos para atender a politicança, nomeados destes etc.

Essas coisas esdrúxulas não acontecem só no Piauí, no Nordeste, ocorrem no Brasil todo. De tal sorte que o gigante adormecido com o enorme peso inútil da política não pode pode se soerguer e ocupar o lugar de uma nação decente no mundo. Ora, não se respeita os nomes históricos de cidades e prédios por conta da bajulança política. Ora se esquarteja espaços territoriais, dividindo-os em municípios sem conta pra que se prolifere mais e mais estruturas políticas arcaicas e caríssimas, verdadeiros feudos medievais.

Eita Brasil, desse jeito vai não!

George Alberto de Aguiar Coelho 

Fonte:
http://180graus.com/politica/candidato-avisa-se-for-o-eleito-devera-trabalhar-num-sossego-559495.html

Um comentário:

  1. Hugo Napoleao precisa de cuidados politico voltado para o municipio como projeto de urbanismo embelezando o cartão visita para atrair comercio e turismo de eventos,atenção ao meio ambiente, criação de um mercado - feira para atrair negocios e incentivo na produção rural, evitar a exôdo dos jovens para outros municipios e capital. Atenção no que falta: limpeza publica, posto de saude com melhor atendimento,Cemiterio adquado (sem abandono) para um povo,ruas estruturada.

    marca de um prefeito que faz das ações voltada para um povo viver com orgulho do seu municipio.

    ResponderExcluir