sábado, 29 de setembro de 2012

Quem matou Khadafy?

Revoluções não são assim tão poéticas e justiceiras como se pode à primeira vista pensar. A da Líbia, por exemplo, até a Velhinha de Taubaté, personagem Luis Fernando Veríssimo, crédula de versões oficiais. Pois bem,  até a Velhinha de Taubaté sabia que Moammar Gheddafi (escrito em italiano, pra ficar igual a minha primeira  fonte abaixo) de terrorista temível, se tornara aliado meigo das nações ocidentais. O ditador líbio, por exemplo, perseguia as fôrças da Al Kaeda. 

Tanto era assim que Khadafy foi recebido pelo primeiro-ministro Berlusconi da Itália, tendo ali armado tenda, com tapete persa no gramado de palácios, e, dizem as más línguas, oferecido moças líbias pro sultão italiano cultivar seus instintos mais primários. Pra quem não sabe, Khadafy era um perverso maníaco sexual que misturava de forma doentia relações de sexo e poder. Sabe-se até, pelo diário encontrado entre os destroços do bunker do ditador líbio, que este cultivava uma simpatia afetiva, não correspondida claro, a Condoleezza Raissi, secretária de estado do governo Bush-filho. Quanto ao governo francês, Khadafy financiara a campanha do ex-primeiro-ministro francês e isso incomodava Sarkozy.

E por falar em ex-primeiro-ministro, vem um, desta feita do governo nacional transitório da Líbia, pós-Khadafi, Rami El Obeidi, que diz, mais ou menos assim: “Não foi um revolucionário que deu um tiro na testa de Khadafy e, sim, um agente infiltrado na turba, provavelmente um francês. “

Divaga-se sobre as motivações do assassinato, mas tem-se como provável o fato de que Muamar Khadafy,  vivo um arquivo perigosíssimo, tendo em vista as relações não ortodoxas mantidas com diversos regimes ocidentais que o cooptaram. Pois sim, Khadafy caíra na besteira de dizer a Sarkozy que contaria segredos.

E vem outra nova: quem entregou as posições geográficas de localização de Khadafi? O hoje tirano ditador da Síria, Bashar al Assad foi quem entregou o celular de Khadafy, a partir do qual descobriram seu paradeiro. E o fez com a promessa das forças ocidentais de que dariam fim as manifestações de insurgentes, na ocasião ainda no começo, mas que agora se transformaram em guerra civil na Líbia. Quem mandou Assad, igual a Khadafy, acreditar em promessa à toa?

George Coelho

Fonte:
https://apps.facebook.com/corrieresocial/esteri/12_settembre_29/gheddafi-morte-servizi-segreti-francesi-libia_155ed6f2-0a07-11e2-a442-48fbd27c0e44.shtml

http://elpais.com/elpais/2012/09/28/gente/1348849700_405675.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário