sábado, 20 de julho de 2013

Alan Turing ainda não foi absolvido

Quarenta anos após sua morte, Alan Turing (1912-1954) ainda não foi perdoado pelo governo britânico, seu perdão rola até hoje no parlamento inglês. Turing, o gênio inventor do Colossus, maquina eletromecânica que decifrava os códigos encriptados nazistas, foi condenado pelos britânicos, após a segunda guerra mundial,  por ato homossexual, punido, na época, como ato violento ao pudor. Pra não ir pra prisão, teve de se submeter à esterilização química. 
Deprimido pelos resultados do violento "tratamento" (como diria aquele deputado evangélico do cura-gay) que fez em seu corpo, e de não poder mais trabalhar para o governo da Inglaterra, suicidou-se. Sem a decifração dos códigos nazistas feitas por Turing, a população inglesa sucumbiria a fome pois não poderia ser abastecida de alimentos levados em navios americanos. A proteção destes no Atlântico só se tornou possível pela deciframento feito pelo Colossus nas mensagens nazistas.
Paradoxal e absurdo é o fato de que Hitler mandava para câmara de gás homossexuais e a Inglaterra criminalizou o matemático somente por ser homossexual. O homem que salvou a nação britânica de Hitler e considerado o pai do computador moderno, permanece culpado pela lei inglesa.
George Alberto de Aguiar Coelho

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário