quinta-feira, 4 de julho de 2013

França, dê asilo ao Snowden!

Só tem um jeito da França se recuperar da atitude medrosa e covarde de não deixar o presidente da Bolívia, Evo Morales, sobrevoar ou descer em seu território, temendo que Snowden estivesse no avião. E o pior, de forma vergonhosa, o fez obedecendo ao governo americano... 

Atitude medrosa e covarde, sim, porque Snowden corajosamente denunciou a espionagem de ruma que os Estados Unidos fazem até com países amigos: Alemanha, Itália, França... Sim, a própria França que foi espionada pelos EUA, ajuda o capataz ao não dar guarida a quem denunciou o espião. Os psiquiatras diriam que isso é o Síndrome de Estocolmo aplicado às nações (o agredido protege o agressor e o tem como referência máxima de valor). 

Mas isso não condiz com um país de extraordinária história que a França é. França de Balzac, Emíle Zola, Voltaire, Marcel Proust, Charles Baudelaire, Jean Jacques Rousseau, Napoleão, Charles de Gaulle... Nação que legou ao mundo os princípios da Legalidade, Igualdade e Fraternidade, abolindo uma monarquia através da Revolução de 1789 e estabelecendo uma república laica. 

Ainda há tempo da França se recuperar e a forma é uma só: dar asilo ao Snowden.

George AA Coelho

Mote:

Nenhum comentário:

Postar um comentário