terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor, manifestações nas ruas e Paulo Freire

Hoje, 15/10/2013, Dia do Professor, posto uma reflexão de Paulo Freire, escrita em 1968. Diante das manifestações que retornaram as ruas do Brasil, desde junho deste ano, e ainda nos últimos dias sacodem as estruturas arcaicas da nação brasileira, inclusive hoje nas ruas do Rio de Janeiro, com a participação ativa dos professores, o texto do educador Paulo Freire é tão atual quanto era em 1968.


“Os movimentos de rebelião, sobretudo de jovens, no mundo atual, que necessariamente revelam peculiaridades dos espaços onde se dão, manifestam, em sua profundidade, esta preocupação em torno do homem e dos homens, como seres no mundo e com o mundo. Em torno do que e de como estão sendo. 
Ao questionarem a “civilização do consumo”; ao denunciarem as “burocracias” de todos os matizes; ao exigirem a transformação das universidades, de que resultem, de um lado, o desaparecimento da rigidez nas relações professor-aluno;  de outro, a inserção delas na realidade; ao proporem a transformação da realidade mesma para que as universidades possam renovar-se; ao rechaçarem velhas ordens e instituições estabelecidas, buscando a afirmação dos homens como sujeitos de decisão, todos estes movimentos  refletem o sentido mais antropológico do que antropocêntrico de nossa época.”


Paulo Freire.  Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra Educação 17ª. Ed. 1987. p. 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário