sábado, 19 de outubro de 2013

Mais entreguismo de jazidas de petróleo, ou não?

Sou contra esse negócio de privatizar jazidas de minérios, de petróleo, por uma merreca. Entregar matéria prima do país quase de graça, coisa que em indústria nenhuma existe, é inconcebível para uma nação que pretende ser soberana. Isso acontecia, e acontece, no regime de concessões de exploração de petróleo até então vigente, em que o petróleo fica com o vencedor do leilão e ele remunera o país concedente com a tal merreca. Neste sistema, vence quem propõe pagar o maior bônus de assinatura ou mais royalties ao Estado.

Já no regime de partilha, a ser usado na exploração do pré-sal, o petróleo continua nas mãos do país, o qual remunera a empresa exploradora. No campo de Libra, por exemplo, a União ficará com um mínimo de 41,65% do lucro-óleo, petróleo produzido descontados os custos de produção. Haverá no leilão, um bônus de assinatura fixo de R$ 15 bilhões e a petroleira vencedora será a que pagar fatia maior desse lucro-óleo para a União. A operadora do sistema será a Petrobrás que terá, reservado pra si, 30% das jazidas do pré-sal; os outros 70% irão a leilão. Além disso, a empresa poderá participar em consórcios competindo com os 70 % reservados a estes. Um bom negócio pro Brasil.

Se é assim, que venham mais regimes de partilhas em explorações de petróleo e minério.

George

Fonte 1:
"O governo federal não está privatizando o petróleo do pré-sal", disse, em coletiva deste sábado, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão sobre leilão do campo de Libra que acontece na próxima segunda, 21.
Leia mais em: http://oesta.do/1c5iU16


Fonte 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário