sábado, 12 de outubro de 2013

Épura já

             A gente o chamava de Padre Heitor. Nem sei qual a razão do apelido, se era por celebrar missa, ou talvez o jeito epistolar de dar aula. O fato é que Padre Heitor ensinava Geometria Descritiva na Escola de Engenharia da terrinha, pelas eras de 70. O mestre impunha respeito e medo: conhecia bem a matéria, e reprovava pra caramba.
            A gente o chamava de Gato. Gato era um colega bacana, mas muito pouco estudioso. Compensava as falhas com os olhos azuis e espertos. De pulo em pulo, como um ágil felino, Gato escapulia das reprovações.
            Porém numa matéria o Gato ainda não acertara o salto: Geometria Descritiva. Louve-se menos o defeito do pulo e mais a vigília do Padre. Sim, Padre Heitor não deixava à vontade os rápidos olhos azuis, muito menos as mãos ágeis do Gato, passearem soltos na sala. Resultado: reprovou-o duas vezes.
            Chegou na terceira tentativa. Novamente Gato de um lado, Padre Heitor do outro. Prognóstico pouco favorável pro primeiro. Mas, como não há mal que sempre dure e nem bebida que nunca acabe, o Gato não desistia. De tal maneira que pra prova de Recuperação da Recuperação (Ré-Ré), o Gato quis confirmar o provérbio. Cumpriu a segunda parte do ditado: tomou todas na noite alencarina. E chegou ainda cambando pra fechar a primeira. Deu sorte, tinha notícia boa demais na sala. Padre Heitor estava doente. O Eixim faria a prova.
             É pra já! Professor Eixim foi mesmo um colírio pros olhos do Gato. Prova muito da bem feita a dele. É claro, Gato contou com umas poucas ajudas que ninguém não é nenhum Principe Junior pra traçar tanto risco infeliz, ainda mais em épura de plano inclinado. O certo é que o Gato saiu pro abraço. E foi comemorar o resultado muito do certo que sairia no outro dia. Vá lá, Gato! A vida é curta!
            Dia seguinte, Gato se espreguiçou e partiu pro Campus do Pici, só pra conferir o resultado da boa prova que fizera. E foi boa mesma, o Eixim até se surpreendeu: Gato tu passou mesmo? Gato pulou e correu, correu e pulou. E foi tanta alegria que contagiou um monte de gente. Um burburim só, muita zoada e pouco tino na passarela peito-de-homem do Pici. 
            E ninguém viu um vulto de longe se aproximar: Quéquetáhavendo? Assomou gigante a sadia figura do Padre Heitor. É que... É que, Fessor Heitor, o Gato passou na sua disciplina, entregou uma alma infeliz. O quê? É verdade, Gato? Sabe, Fessor: morri de estudar. Foi mesmo, Gato? Foi, Fessor Heitor. Tá certo, Gato, tu já passou com o Eixim, agora vai ter de passar comigo. É pra já! E o Padre saiu puxando pelo braço o Gato pra nova arguição. E tome cobrar épura pros miolos ainda alcoolizados do Gato.

George Alberto de Aguiar Coelho
Escrito em 27.06.2008

Príncipe Júnior – autor de livro de Geometria Descritiva
Épura -  técnica de representação geométrica bidimensional para formas tridimensionais..



Nenhum comentário:

Postar um comentário