domingo, 18 de maio de 2014

Confissões de um banqueiro arrependido

A seguir, uma adaptação que fiz da reportagem de Gregorio Belinchón para o El Pais sobre um documentário  de ex-participante da banca financeira da Alemanha, Rainer Voss.


O próximo a perigar na zona do euro será a França. Quem diz isso? Rainer Voss, ex-executivo da banca alemã. Em Master ofUniverse  mostra como se  chegou à recente crise financeira mundial sob um ponto de vista único, a de um poderoso trabalhador de um banco de inversões. Voss tem 55 anos e trabalhou 20 anos no Deustche Bank, deixando-o em 2008.

“Criamos inovações financeiras. Logramos que a economia real se subordinasse à financeira. E sobretudo se desregulou o livre mercado. Não te enganes: não existe o livre mercado. Se a crise é culpa da desregulação? Não. De princípio, é só um pré-requisito."

Voss, além de aprender a falar inglês fluentemente, ganhou muito dinheiro:
“Claro que sabíamos que iria haver a guerra no Iraque...”.
“E fácil ganhar milhões com minúsculos movimentos de preços. Se tens milhões de euros para investir, só necessitas que o preço varie 0,0001% para obter grandes benefícios...Há um velho ditado: os inversores menores sempre perdem... é como jogar na roleta”.

Recorda:
“Há umas duas décadas, uma ação ficava uns 4 anos nas mãos de um dono. Hoje fica em média 22 segundos.”

O que pode fazer um cidadão comum?
"O abatimento é um sentimento estéril. Enfada-te, levanta-te, protesta como o Occupy Wall Street, escreve a teus políticos." 

Em verdade a gente de Bruxelas é inteligente, competente. Por que não controlam o sistema financeiro?

"Bom, é como se quisesses tirar o ar de um globo e só tens uma agulha. Não queres papocar o globo, seria uma catástrofe."

Fonte:
http://cultura.elpais.com/cultura/2014/05/09/actualidad/1399652660_734955.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário