sábado, 5 de janeiro de 2013

Dona Dilma se inspira na China

Dona Dilma, o modelo tem de ser a China, mesmo. O difícil é copiar, coisa que os chineses nisso também são bons. A Senhora sabe muito mais do que eu que a China tem hoje: 1. Trem bala mais extenso do mundo, quase 3000 km, com velocidade de 300 km por hora; 2. Fabrica porta-aviões; 3. Os automóveis chineses vão ganhar o mercado, já, já ; 4. Estão fazendo caças de ponta; 5. Vão mandar um chinês pra lua até 2022; 6. Tão ocupando a África. Agora mesmo compraram mineradora de ferro por lá pra se prevenir dos preços do ferro da Vale e dos da Austrália; 7. Nas viagens que a Senhora fizer, repare debaixo dos produtos, que é tudo chinês; 8. E a China tá longe de ser democracia; 10. São os maiores desenvolvedores de fontes alternativas de energia; 12. Compraram a produção de cobre do Chile todinha dos próximos 20 anos. E olhe que o Chile, além de país muito bem organizado, tá bem mesmo é por causa do cobre que representa 60% do PIB de lá. 13. Os chineses hoje negociam e exploram o lítio da Bolívia. Não é à toa que o Evo Morales tá inchando pra gente grande. Vá ver, tem as costas largas de acordo chinês por baixo dos panos que ninguém mexe com amigo de chinês. 
E a China tá longe ser capitalista que a coisa lá é toda orientada por um politburo moderno. O segredo da China? Sei lá qual é o segredo da China. Acho que é porque o chinês trabalha feito um condenado e quando é pego em corrupção leva tiro na testa. Também porque sofreram muito os chinas com inglês bombardeando Bombaim (acho que por isso se chama a cidade assim) pra trocar ópio do Afganistão por seda chinesa. Menino besta é inglês! E humilhação de japonês, nem se fala. Daqui a pouco, os chineses desbancam o dólar e obrigam a ralé a usar o yuan como moeda de troca. Então que a gente vai ter nossas reservas em moeda chinesa também. Os chineses tão merecendo a luta pelo seu esfôrço e determinação, pois trabalham feito condenados e, quando algum deles cai na besteira de entrar na saga da corrupção, corre o risco de ser pegado com a mão na botija e levar uma bala na cabeça. 
Mas Dona Dilma pode ir em frente que como disse Darcy Ribeiro e meu filho gosta de repetir pra mim e eu tou já acreditando: o Brasil é a nova Roma. Abraço pra Senhora e vá em frente, mesmo que atrás de chinês . 
George

Mote:

Nenhum comentário:

Postar um comentário