sábado, 5 de janeiro de 2013

Quer conhecer uma cidade? Vá ao mercado


Quer conhecer uma cidade? Não vá a shopping que é tudo igual seja aqui, seja em Xangai. Vá ao mercado local. Você encontra as frutas da região, os peixes, as verduras, as bebidas locais. Conversa com o povo que em mercado tem povão de vera. Vê os hábitos de gente de mesmo que, em hotel, é tudo de treino parecido. As cidades têm nos mercados o que há de melhor pra conhecê-las. 
Quer conhecer Belo Horizonte, vá no mercado de lá comer tutú à mineira com torresmo; em São Paulo, tem sanduíche gigante de mortadela e virado à paulista; em São Luis tem cachaça azul feita de mandioca; O mercado Vero-Peso em Belém, não conheço, mas é do papouco; em Buenos-Aires, argentina bonitona dançando tango, enquanto se bebe vinho de Mendoza e se imagina no lugar do marmanjo dançarino; no Santiago do Chile, tem peixes de caras exóticas do friorento Pacífico, morangos gigantes e bicada na cachaça de lá, o pisco, que é feita de uva e é tão forte como a daqui e você come ao som de um violão tocando Besame Mucho, El Reloj, La Barca e Garota de Ipanema Castelhana...
E o nosso Mercado São Sebastião de Fortaleza? Tem comidas fantásticas; povo extraordinário que ri de desgraça à toa que pra ele só começa a contar de arroba pra riba. No Mercado São Sebastião tem sarrabulho, panelada, buchada e uma meiota de cana pra digerir desconforto no bucho. O Mercado São Sebastião é ponto turístico, Zé. Lugar de se comer aos domingos com a família. Falta só uns ajeitos nele.
George Alberto de Aguiar Coelho

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário