Se o sujeito sai de um partido que entrou quando era de um jeito e mudou contra sua proposta, quem seria o errado o partido ou o sujeito?
Por exemplo. O PSDB dos primórdios defendia o socialismo, que tem até no nome, coisa bem diferente do que passou a praticar, o neoliberalismo, a compra de mandato presidencial. Então, o Ciro saiu exatamente no início da era de 8 anos de FHC, em que poderia se lambuzar de grana, por exemplo, da privataria.
O PT - que não é um partido criado por trabalhadores, mas por intelectuais paulistas da USP, pra fazer frente contrária, e fez, ao trabalhismo de Brizola; pois bem o PT não tem nos seus anais, que eu saiba, propósitos de ser a favor, por exemplo, de reformar a Previdência, que o PT fez várias criando inclusive contribuição previdenciária pra aposentados e esticando o tempo de aposentadoria; de ser mãe acolhedora de banqueiros destruindo a taxa de juros constitucional de 12 % ao ano (liberou geral); nem subsidiador de montadoras multinacionais aliviando bilhões de Reais em IPI; nem salvar a Rede Globo da quebra por duas vezes; nem participar de Mensalão com Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto, Renan Calheiros, Eunício de Oliveira, Ciro Nogueira; nem ser apoiador de Sarney contra o Dino do PCdoB; nem apoiar e dar suporte às igrejas evangélicas Pague-Pague que muitas nasceram e cresceram com o PT; nem ficar de bico calado contra o Bolsonaro no primeiro turno fazendo alianças espúrias com o que de pior tem a República pra trair Ciro e depois se queixar de traição etc.
Não, não, isso não deve estar no programa do PT. Por conta dessas, já no seu início, Heloísa Helena e outros saíram do PT pra criar o PSOl. Marina diz ter saído porque o PT liberou geral para a Bayer e a Monsanto o plantio de soja e milho com transgênicos e veneno; o PT fez o novo Código Florestal liberando 50 por cento da área dos lotes da Amazônia Legal para desmatamento; chocou o ovo da serpente, Bolsonaro e Famíglia.
Todavia quem incentivou todos esses malfeitos? Lula, não saiu, ficou e fez parte da esculhambação que afunilou na descrença de grande parte do povo com o PT e com a própria política. Veja que na primeira eleição, Lula só ganhou no Rio Grande do Sul. O que aconteceu com os gaúchos? Mudaram ou mudou o PT?
Mudou o PT, terá mudado o Lula ou ele era assim mesmo, um sujeito que diz uma coisa e faz outra, mesclador de políticas sociais justíssimas e muito eficazes, mas também de uma política rasteira e suja?
Nenhum comentário:
Postar um comentário